Nutrição e Saúde

image002

O extraordinário leite de búfala!

O leite de búfala é um superalimento! Vital no processo de recuperação de pacientes em luta contra doenças de todos os tipos, que precisam ingerir alimentos de qualidade em pequenas doses ao longo do dia. É um leite gordo, mas a sua percentagem de gordura saturada é muito baixa, cerca de 50% inferior à do leite bovino. Via de regra, não faz mal a pessoas alérgicas e não provoca diarréias como o leite de vaca. Tem 50% menos colesterol. Tem quase o dobro do cálcio fazendo com que seja recomendado para crianças e adolescentes e para quem está tendo perda óssea, prevenindo a osteoporose. Recomendado para atletas de todos os tipos. Mais do que um alimento, um poderoso suplemento alimentar! Um produto “nutraceutico”, como diz Dr. Otávio B. Prado.

Leite de búfala tem ácido anticancerígeno

O leite de búfala possui o dobro do ácido linoleico conjugado (CLA) encontrado no leite de vaca, conforme pesquisa desenvolvida em Brasília pelo professor Ronaldo Lopes Oliveira, juntamente com o Departamento de Zootecnia da Faculdade UPIS, apresentada durante o Zootec 2004.

-Que é acido linoleico conjugado, CLA?

O CLA é uma substância anticancerígena, componente das gorduras da família dos ômega 6, que possui efeitos biológicos importantes como:

-melhoria da imunidade,

-prevenção de doenças cardíacas,

-prevenção do câncer,

-prevenção de doenças degenerativas, como a ateroesclerose,

-redução do colesterol ruim,

-além de auxiliar na formação da musculatura, promovendo a modulação da mesma, como nos atletas. Atua sobre os efeitos secundários da obesidade, da ateroesclerose e do diabetes.

É encontrado, principalmente, em peixes.

 

A CARNE DE BÚFALO

“Segundo estudo do RIRC (Rural Industries Research & Development, da Austrália, http://www.rirdc.gov.au/reports/NAP/01-15.pdf), a carne de búfalo poderia ser definida como “densamente nutritiva”, isto é, possui um menor teor de gordura total e de calorias, em cada 100g, do que outras carnes vermelhas, apesar de conter significativa quantidade de nutrientes essenciais. Caracteriza-se, não só por ter menos gordura, mas por ter uma “gordura mais adequada”, sendo talvez a fonte de proteína animal (domésticos) com menor teor de gordura (1,8g/100g), bem como o menor teor de colesterol entre os animais domésticos (46 mg/100g), e com menor teor de gordura saturada (que favorece às doenças coronárias) que a carne de bovinos e ovinos. Contém ainda quantidade significativa de gorduras poli-insaturadas, Omega-3, consideradas importantes na prevenção de doenças cardíacas e outras desordens inflamatórias. A carne de búfalo é também grande fonte de minerais: entre os animais domésticos, a mais rica em ferro, reconhecido como mineral importantíssimo; e possui a quantidade de zinco necessária a uma adequada resposta imunológica.”

O búfalo tem carne light!

O estado do Pará é o líder brasileiro na criação de búfalos. Veja o atestado de carne light emitido pela Secretaria da Agricultura.